Arquitetura

Ana Cristina Cunha celebra a estética contemporânea e atemporal no Living com Sala de Jantar na CasaCor PE 2024

Repensar o morar através do legado duradouro de sustentabilidade, inovação e valorização cultural para as próximas gerações. Esse é o ponto de partida do Living com Sala de Jantar criado pela arquiteta Ana Cristina Cunha para a CasaCor PE 2024. “Desenhos do Tempo”, nome dado ao ambiente, comunga com o tema oficial da mostra de decoração deste ano, “De presente, o agora”.  O evento, realizado de 14 de setembro até 3 de novembro, será mais uma vez no Bairro do Recife, tendo como endereço o edifício Palazzo Itália.

Para criação do ambiente de 74m², Ana Cristina Cunha aposta na tendência maximalista com conceito contemporâneo e atemporal. Como é característica em seus projetos, Ana Cristina Cunha traz a sua arquitetura com a construção de forros e septos marcando teto e paredes do ambiente. “Nossa intenção é mostrar a volumetria, aplicar arquitetura em interiores. Usamos gesso acartonado, trazendo um pouco da arquitetura e não apenas na intenção da decoração. Tudo feito em construção seca e sustentável”, diz. 

A curadoria do mobiliário foi feita na Italica Casa, loja do Recife que tem showroom exclusivo com peças do designer Jader Almeida. Todos os móveis são assinados por Jader, peças predominantemente em off white e madeira que contrastam com pontos de cor no mobiliário, assim como nas paredes. A iluminação, um destaque à parte, é assinada pelo estúdio Carlos Fortes, com destaque para uma grande luminária, com efeito surpreendente. “O ambiente é um exemplo de como o design pode ser ao mesmo tempo ousado e responsável. O espaço celebra a estética contemporânea, mas serve também como uma experiência para repensar o morar através do legado duradouro de sustentabilidade, inovação e valorização cultural para as próximas gerações”, explica a arquiteta. 

Ana Cristina Cunha definiu trabalhar com espaço com volumes para valorizar o mobiliário, além de usar cores fortes, na busca pela sofisticação. Ela destaca a poltrona Dunne e a luminária Spin, ambas de Jader Almeida, como duas peças especiais. Todos os móveis utilizados ecoam no contraste entre as peças com pontos de cor em total harmonia. A arquiteta aposta na madeira para gerar aconchego ao espaço. “A madeira em tom mais escuro é uma tendência nos interiores, bem como as cores quentes que dão este mesmo aconchego em um ambiente com um pé direito super alto”, detalha. 

Na parede de entrada do ambiente, preservada do prédio original, vários croquis feitos à mão por Jader Almeida mostram a evolução das peças concebidas pelo designer ao longo dos anos, uma verdadeira preciosidade que irá surpreender e convidar a mergulhar no universo do ambiente. Mais do que uma simples visita, um convite a uma imersão ao presente e futuro do design e da arquitetura brasileira.  

As obras de arte do ambiente tiveram uma curadoria especial. “Nosso foco foi valorizar os artistas contemporâneos do Nordeste”. Entre as peças escolhidas, obras de Marlene Almeida e Miguel dos Santos, além de peças da Galeria Marco Zero. 

O living com sala de jantar, por Ana Cristina Cunha, conta com luminotécnica da Studio Carlos Fortes, drywall da Solo Engenharia, iluminação da Light Design, engenharia da Inmer, piso da Refinare, mármore com assinatura da Marmorart, todo o mobiliário da Itálica, cortinas e tapetes da Finestra, tintas da Coral, obras de arte da Galeria Marco Zero e paisagismo da Atmosfera.  

Ana Cristina Cunha Arquitetura

Por Ana Cristina Cunha

PROJETOS AUTORAIS COM SIGNIFICADO

@anacunhaarquitetura

📍RECIFE 

anacunha@anacunhaarquitetura.com.br 

 


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading