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Arpe lança novo canal de whatsapp para receber denúncias da população


Usuários de serviços públicos contam com suporte para resolver problemas de água, energia, gás, pedágio e terminais de transporte público

A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) acaba de lançar um novo canal de Whatsapp exclusivo para o recebimento de denúncias sobre falhas nos serviços de saneamento, como água e esgoto, consideradas as maiores demandas do estado. A população pode enviar mensagens pelo número: (81) 3182.9761, com a chance de anexar também fotos e vídeos, tornando mais ágil e eficaz a resolução de problemas. Para além deste segmento, os cidadãos também podem contar a Arpe, quando é necessário reclamar sobre as empresas de energia elétrica, gás canalizado, pedágio ou de terminais intermunicipais. Neste caminho, o órgão tem adotado medidas para ampliar o seu alcance junto à sociedade, incluindo o reforço das ferramentas de comunicação e mutirões de atendimento presencial em diversas regiões do estado.

A Arpe existe para ajudar o usuário. Na prática, o trabalho passa pelo acompanhamento, desde os contratos até a atuação da companhia que oferece os serviços. Neste leque, atualmente, estão as áreas de saneamento básico, por meio da Compesa; a distribuição de gás natural, pela Copergás; de transporte intermunicipal, com seis terminais de passageiros e as rodovias pedagiadas, com as concessionárias Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros. Além disto, também atua como parceira da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), no tocante ao trabalho executado pela Neoenergia. A normatização aplicada pela Arpe inclui também as definições das tarifas que são cobradas pelas prestadoras, agindo como mediadora e sanando possíveis irregularidades.

No surgimento de algum problema, o usuário deve entrar em contato com a companhia prestadora, registrando uma reclamação. É necessário anotar o número do protocolo da ligação e, se o caso não for resolvido, pode acionar a Arpe. As equipes entram em ação e realizam a análise do caso, ofertando o suporte necessário. O trabalho inclui todo o caminho até o encontro da solução. O canal de ouvidoria funciona, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. A ligação é gratuita, com dois telefones disponíveis: 0800.281.3844, para os serviços de água, saneamento, terminais de transporte, rodovias e gás canalizado; e 0800.727.0167, exclusivo para energia. A população também conta com o atendimento presencial, das 7h30 às 13h30, na sede localizada na Avenida Rosa e Silva, 975, no bairro dos Aflitos, no Recife.

OUVIDORIA ITINERANTE – Para encurtar distâncias com a população, a Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) iniciou uma caravana para percorrer as diversas regiões do estado, incluindo as zonas da mata Norte e Sul, além do Agreste e o Sertão. A iniciativa “Ouvidoria Itinerante” conta com uma força-tarefa de profissionais, que realiza o trabalho presencial de escuta, orientação e registro de reclamações, diretamente nos municípios. A agenda de locais beneficiados é divulgada nos canais de comunicação do órgão.


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